25 Ago

Risoto Funghi

Massas e Tortas comentários
00:30 5 porções

Risoto ao Funghi! 


Que tal terminar o domingo preparando essa DELÍCIA com a chef Taiza?! 

.

INGREDIENTES

• 2 xícaras (chá) de arroz para risoto

• ¾ xícara (chá) de funghi seco (40 g)

• 1,5 litro de caldo de legumes

• ½ cebola

• 1 dente de alho

• ½ xícara (chá) de vinho branco

• 4 colheres (sopa) de manteiga

• ? de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

• sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


MODO DE PREPARO

1. Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.

2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

3. Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.

4. Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.

5. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).

6. Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.

Taiza Krueder

Chef
Taiza Krueder

Estudou 3 anos na  Ecolle Superieure de Cuisine Francaise, (onde foi a primeira brasileira a ser aceita)

Trabalhou no Hotel Plazza Athenee, Hotel du Crillon em Paris  e Hotel Martinez em Cannes. Deu aula por 8 anos para jovens carentes em centros comunitários. Hoje é Ceo e proprietária do Clara Resorts