26 Ago

Mil Folhas de Batata

Entradas e Saladas comentários
00:50 5 porções

INGREDIENTES

1 kg de batata (cerca de 5 unidades)

3 ramos de tomilho

¼ de xícara (chá) de azeite

1 colher (chá) de sal

pimenta-do-reino moída na hora a gosto

azeite para untar o refratário


MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm. 

2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato. 

3. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento – as fatias devem ser finas mesmo, com cerca de 0,3 cm, do contrário podem ficar encruadas ao assar.

4. Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.

5. Para a montagem: disponha as fatias de batatas no refratário untado, perpendicularmente ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário – para ficar mais fácil, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, quanto mais rústico ficar, mais interessante será o resultado.

6. Cubra o refratário com um pedaço de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos – nesse tempo as batatas vão cozinhar no próprio vapor.

7. Com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Retire do forno e sirva a seguir.

Taiza Krueder

Chef
Taiza Krueder

Estudou 3 anos na  Ecolle Superieure de Cuisine Francaise, (onde foi a primeira brasileira a ser aceita)

Trabalhou no Hotel Plazza Athenee, Hotel du Crillon em Paris  e Hotel Martinez em Cannes. Deu aula por 8 anos para jovens carentes em centros comunitários. Hoje é Ceo e proprietária do Clara Resorts