Parceiros

    25 Ago

    Fondue de queijo

    Massas comentários
    00:25 2 porções

    Fondue de queijo com a chef Taíza Krueder 


    Experimente fazer essa deliciosa receita este sábado 


    INGREDIENTES:

    • 4 xícaras (chá) de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g)

    • 4 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g)

    • 1 xícara (chá) de vinho branco

    • 1 dente de alho

    • ¼ de xícara (chá) de cachaça

    • 1 colher (sopa) de amido de milho

    • noz-moscada ralada na hora a gosto

    • pão italiano caseiro para servir


    MODO DE PREPARO

    1. Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca - assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfinho. Reserve.

    2. Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).

    3. Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.

    4. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer - coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso. A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não separar e a textura da fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto.

    5. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos - o amido de milho ajuda a garantir que a fondue se mantenha cremosa e também evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.

    Taiza Krueder

    Chef
    Taiza Krueder

    Estudou 3 anos na  Ecolle Superieure de Cuisine Francaise, (onde foi a primeira brasileira a ser aceita)

    Trabalhou no Hotel Plazza Athenee, Hotel du Crillon em Paris  e Hotel Martinez em Cannes. Deu aula por 8 anos para jovens carentes em centros comunitários. Hoje é Ceo e proprietária do Clara Resorts